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Correia dentada - quando trocar?

Um motor de carro tem duas partes que funcionam em plena sincronia de movimentos. Em uma máquina de quatro tempos (admissão, compressão, ignição e escapamento) é a correia dentada que correlaciona perfeitamente as aberturas e fechamentos das válvulas, de acordo com a subida e descida dos pistões. A peça fica localizada na lateral do motor, pegando nas polias do comando de válvula e do virabrequim. Para o pleno funcionamento existem esticadores (ou tensionadores) que dão a tensão correta para que não haja folga no ajuste da correia. 

O rompimento da correia dentada, que se dá normalmente por excesso de uso, causa enormes problemas. O mais comum é acontecer o empeno das válvulas, que, por serem mais sensíveis, não resistem ao movimento bruto do virabrequim e faz o pistão ir de encontro a elas. Outro problema, e mais grave, é quando, por falta de conhecimento, o motorista tenta fazer o religamento do automóvel forçando ainda mais o motor e agravando o problema. Neste momento o condutor pode estar danificando completamente o cabeçote e os pistões. Alguns modelos de veículos não possuem correia dentada e sim corrente de comando, estes possuem uma vida mais longa, porém devem ser substituídos conforme manda o manual do fabricante.

A manutenção desta peça é fundamental não só para o bom funcionamento do carro, mas, também, para o bolso do motorista. Um rompimento de correia dentada pode gerar custos elevados mesmo em um carro popular. O correto é fazer a substituição da correia e tensionadores em média a partir dos 40 km na maioria dos veículos populares, alguns modelos após os 50 ou 60 mil km, verifique com atenção no manual do seu veículo . Em motores com 16v ou mais, o cuidado deve ser ainda maior, pois, normalmente, contam com dois comandos de válvula. 

 

Pode parecer recorrente e repetitivo, mas a quantidade de pessoas que quebram seus carros por falta de manutenção preventiva é muito grande. Deixar uma peça que sucumbe com mais de 40 mil km de uso é notória falta de percepção em relação ao automóvel. Lembre-se, a correia dentada não “avisa” quando está na hora da troca, geralmente o proprietário que não obedece o período de troca, é pego de surpresa e muitas vezes agrava o prejuízo.

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