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Como fazer o rodízio de pneus?

Você sabe o que é rodízio de pneus? Trata-se de um recurso para equalizar o desgaste dos pneus e fazer com que os tem um desgaste por igual, ou seja, fazendo o rodízio regularmente você terá uma economia em pneus, pois os pneus que rodam tração dianteira são submetidos a maiores esforços e tendem a ter um desgaste bem mais rápido do que os pneus da traseira.

 

Muitos fabricantes de pneus recomendam o rodízio a cada 10 mil quilômetros. Esse prazo vale como parâmetro, mas não deve necessariamente ser seguido à risca, pois o desgaste pode sofrer variações em função do tipo de condução e das características relativas às vias pelas quais o automóvel circula. Assim sendo, é indispensável fazer inspeções visuais para conferir o estado dos pneus e constatar se já é hora de adotar o procedimento. 


A recomendação é que a cada rodízio, o usuário faça também o balanceamento e o alinhamento da suspensão do seu veículo, assim poderá se precaver de outros problemas que afetam o desgaste irregular dos pneus.

A forma mais simples e recomendada é o rodízio “em linha reta” e para carros com tração dianteira, como a maioria. No rodízio em linha reta, passa-se os pneus da frente pra trás e vice versa, mantendo sempre o sentido de rodagem. Se o seu veículo tiver tração traseira, a ação é diferente: os pneus traseiros devem ser levados para frente em linha reta, enquanto que os da frente vão para trás de forma cruzada. Se a tração for integral 4x4, basta realizar o rodízio cruzado, ou seja fazendo um “X”.  Para veículos que usam pneus unidirecionais (com sentido único de rodagem) é necessário ficar atento na hora do rodízio para não montá-los em sentido contrário de rotação, nesse caso quando o rodízio não for em linha reta, haverá a necessidade de invertê-los na roda para realizar o rodízio.

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